Site do Biblivre

27 de jun. de 2011

Biblivre: Operação de Catalogação

Olá, hoje vou mostrar para vocês como é feita a catalogação pelo software do Biblivre passo-a-passo!
Este post será longo, já que se trata de um how to, então tenham paciência...rsrs

Primeiramente, precisamos conceituar o que é uma base de dados e o que são os registros, segundo o manual do próprio software...
“Uma base de dados é formada por um conjunto de registros de informação. Por exemplo, numa base de dados bibliográficos, um registro conterá todas as informações acerca de uma determinada obra e o estoque de exemplares disponíveis para consulta e empréstimo.”

“Um registro é um conjunto de campos da representação descritiva de uma obra, de uma autoridade ou de um termo do vocabulário.”

O software utiliza-se do formato MARC como padrão tanto para armazenas os registros, quanto para intercambiá-los. Além de descrever a obra e inventariar seus exemplares.

OBS 1: Antes de começar a primeira catalogação no sistema, é importante trocar o prefixo do tombo patrimonial para um nome personalizado. Isso porque senão, os exemplares serão tombados com o tombo automático do software. A contagem no tombo patrimonial reinicia a cada ano.

“Além do número serial da obra, há um número obrigatório e único, o tombo patrimonial que registra o tombamento dos exemplares de uma obra. O usuário pode preencher o seu próprio tombo patrimonial ou usar um gerado automaticamente pelo programa, no formato <prefixo>.<ano atual>.<contagem no ano atual> (ex: Bib.2010.12).”

Para mudar o prefixo do tombo, vá em  Administração - Configuração - Prefixo do tombo patrimonial, como destacado a seguir...



OBS 2: Se qualquer dúvida surgir durante a catalogação, referente aos campos, basta clicar no ponto de interrogação [?] após cada título de campo. Ele o mostrará a explicação do campo em questão. Veja o exemplo:

OBS 3: Para adicionar mais informações, como no caso acima, outro "assunto tópico" por exemplo, basta clicar em Repetir, que outro campo igual se abrirá. Essa ferramenta existe para vários campos e subcampos, como a "subdivisão geral", do exemplo acima.

Agora com o tombo modificado, é possível começar realmente a catalogação...


Passo 1: Tipo de Material


Dentro do módulo de Catalogação, vá na Busca e clique em NOVO, para adicionar um novo registro dentro do campo do Formulário, como mostra a imagem...


Passo 2: Preenchimento dos campos
Selecionado o tipo de documento a ser registrado, no mesmo módulo, digite nos respectivos campos os dados referentes a representação descrita da obra que se deseja incluir. Se quiser, clique em Exibir numeração Marc, para ver como ficarão os campos...



A seguir, temos alguns dos campos que preenchemos durante o nosso exemplo de catalogação, começando com o tipo de autor...


Seguido pelo resto dos campos da catalogação, segundo as informações disponíveis no documento. Neste caso, utilizamos um livro da Agatha Christie, "Punição para a Inocência".





O número de chamada (que é a localização física do livro entre os outros registros da prateleira é formada neste próximo passo. Aqui são utilizados o número de classificação na CDD em que a obra se encaixa (no caso, 823) e a tabela Cutter, usando a primeira letra do sobrenome do autor em letra maiúscula, seguida do número correspondente desse mesmo sobrenome na tabela e a primeira letra do título da obra em letra minúscula. Temos então "C" (de Christie) "479" (número relacionado ao sobrenome) e "p" (do título, "punição"). Veja:


Como podemos perceber, para as obras em meio eletrônico é possível descrever o nome do arquivo, seu link, URI e o caminho feito para chegar no mesmo.

Abaixo temos as informações sobre a editora, a edição em si (data, por ex.) e descrição física do documento (tamanho, paginação...).




O software já conta com uma gama de campos de notas para preenchimento, evitando a procura pelo tipo de nota correta...


 A seguir temos os últimos campos a serem preenchidos...


Clicando em Salvar, partimos para o próximo passo: a finalização do registro.
Aqui é que os números de exemplares, volume e tipo de aquisição, entre outros, são preenchidos.


Após este último passo, a catalogação é concluída e novo registo fica assim...



Para adicionar novos exemplares do mesmo documento, clique em Novo Exemplar.
No formato MARC, a ficha fica assim...


OBS 4: Apesar de nesta catalogação, feita pelo grupo, não termos precisado, o Biblivre possui uma outra maneira de catalogar pelo modo MARC mesmo...

O manual do Biblivre explica que: 
"Caso deseje incluir NOVO registro, em modo MARC, selecione a aba MARC e em seguida efetue e inclusão do novo registro usando as tags do MARC para descrição bibliográfica da obra ou use o recurso de selecionar-copiar-colar as tags se estiver copiando um registro existente em outra base de dados consultada. Este procedimento de representação descritiva da obra pode ser adotado em redes de bibliotecas e estimula a catalogação cooperativa."

"No modo MARC, também é possível incluir objetos digitais e/ou virtuais associados.”


Fonte: Manual do software do Biblivre. Disponível para download aqui.

Assim termino o post sobre como catalogar no Sotftware do Biblivre!

Até o próximo post! ;D

Um comentário:

  1. Cara Amiga Patricia:

    Estou adorando seu Blog sobre o biblivre! Trabalho na Secretaria da Educação de Guarulhos e estamos desenvovendo um projeto para aplicarmos em nossos centros de incentivo à leitura o programa para processamento dos livros que serão usados para incentivar a leitura ás crianças de nosso município.
    Gostaria de entrar em contato com bibliotecas públicas que usem o biblivre para trocar uma idéia sobre seu uso. Gostaria de manter contato!

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