Site do Biblivre

27 de jun. de 2011

Escolha do grupo (Aleph X Sophia)

Diante das apresentações de ambos representantes de softwares, nosso grupo simpatizou-se mais com a de Luiz Carlos (Ex Libris)

As razões foram: 
  • por nos deixar mais esclarecido sobre as ferramentas e funcionamento de seus produtos; 
  • apresenta um gama maior de  produtos e opções inovadoras que melhor atendem as necessidades de bibliotecas e unidades de informação (não vistas no software Sophia);
  • grande quantidade de instituições nacionais e internacionais que utilizam os softwares da Ex Libris.

Sobre os outros produtos da Ex-Libris: MetaLib

O MetaLib é um portal de metabusca permite ao usuário realizar buscas em várias fontes de informações sobre o mesmo termo de pesquisa. Isso porque às vezes as informações pesquisadas são termos ambíguos, gerando resultados que nada tem a ver com o assunto desejado.


Sobre os outros produtos da Ex-Libris: Alephino

O Alephino é um sistema de automação de biblioteca mais voltado para necessidades de bibliotecas de pequeno e médio porte , mas não que deixa nem um pouco a desejar no quesito gestão de biblioteca, pois se trata de um software que permite a integração dos módulos de aquisição, catalogação, circulação, periódicos e pesquisa web (disponíveis nas versões português e inglês).

Sobre os outros produtos da Ex-Libris: S.F.X.

Outro produto é o S.F.X. que interconecta recursos e serviços da biblioteca, ou seja, ele promove aos usuários conexões inteligentes com diversos serviços definidos e criados pela própria biblioteca de acordo com sua política de atendimento, entre os serviços destacamos links para o texto integral de artigos, catalogo da biblioteca, fornecedores de documentos, serviços e recursos via Web e repositórios locais de informação.

Sophia

O software Sophia é de fácil utilização, com atraente interface gráfica e presença de atalhos para as inúmeras ferramentas disponíveis; apresenta excelente custo-benefício (diante de suas qualidades); capacidade ilimitada de registros; possibilidade de utilização do software em diversos idiomas; a disponibilização de consulta e serviços por meio da internet; a gestão dos acervos e da política de circulação em múltiplas bibliotecas pertencentes a uma mesma rede.

Biblivre: Operação de Catalogação

Olá, hoje vou mostrar para vocês como é feita a catalogação pelo software do Biblivre passo-a-passo!
Este post será longo, já que se trata de um how to, então tenham paciência...rsrs

Primeiramente, precisamos conceituar o que é uma base de dados e o que são os registros, segundo o manual do próprio software...
“Uma base de dados é formada por um conjunto de registros de informação. Por exemplo, numa base de dados bibliográficos, um registro conterá todas as informações acerca de uma determinada obra e o estoque de exemplares disponíveis para consulta e empréstimo.”

“Um registro é um conjunto de campos da representação descritiva de uma obra, de uma autoridade ou de um termo do vocabulário.”

26 de jun. de 2011

Sobre os outros produtos da Ex-Libris: Verde

O Verde é um sistema utilizado por gestores de biblioteca que visam o gerenciamento de recursos eletrônicos, incluindo e-books (livros digitais) e periódicos eletrônicos (revistas digitais). 

Sobre os outros produtos da Ex-Libris: Digitool

O Digitool é um software que trata de coleções virtuais, onde permite que as instituições criem, administrem, preservem e compartilhem suas coleções digitais locais. Proporcionando assim uma interação de coleções virtuais. 

Sobre os outros produtos da Ex-Libris: Primo

No dia 27/05, tivemos a oportunidade de conhecer a gama de produtos oferecidos pela Ex-Libris (fabricante do software ALEPH), e mostro a vocês (de forma resumida) um pouco sobre o PRIMO.
Dica : Acompanhem também as postagens do Rodrigo e Paty sobre os outros produtos desta empresa.

O Primo é o sistema mais interativo e amigável, segundo o representante. Ele utiliza mecanismos do S.F.X. e MetaLib, oferecendo acesso a recursos eletrônicos, materiais digitais e impressos. Permite ao usuário realizar uma pesquisa avançada, obtendo resultados com maior velocidade, precisão e confiabilidade, em comparação com os sites de busca atualmente disponíveis. Além disso, fornece dicas e opções/orientações de como realizar uma busca mais eficiente. O representante da ExLibris frisou bem que muitas pessoas utilizam o sistema Primo substituindo o famoso Google como fonte de pesquisas.

Percepções do grupo à respeito do Aleph

Leiam abaixo as percepções do grupo sobre as funções do software ALEPH (conforme apresentado  pelo seu representante em 27/05, na aula de automação e informação).


O software se destaca por ter em seu sistema, componentes de customização os quais são parametrizados procurando a atender as exigências da instituição que possuí-lo, em relação ao tamanho da unidade, por exemplo. Seus fluxos de trabalho são amigáveis com a interface gráfica, proporcionando uma maior interação ente o usuário e o sistema. Outro destaque são as ferramentas de WEB OPAC, que serve como um portal ao  sistema ALEPH 500 para os usuários, com a interface Web que se tenha acesso às informações do acervo da biblioteca em qualquer local a qualquer momento.

24 de jun. de 2011

12 razões para utilizar o software BIBLIVRE


1. Custo zero
2. Ferramenta ágil e prática, de fácil uso;
3. Acesso aos catálogos de qualquer biblioteca do mundo através do Protocolo Z39.50;
4. Roda no Windows, no Linux, no Unix ou compatível;
5. Interface simples: diferentes materiais podem ser catalogados nas bases bibliográficas (livro, panfleto, tese, periódico, artigo de periódico, manuscrito, iconográfico, cartográfico, audiovisual, música (som), partitura, legível por computador, objeto 3D);
6. Busca por autor, título, assunto, ISBN (International Standard Book Number), ano de publicação, todos os atributos, serial da obra e tombo patrimonial;
7. Permite a catalogação do acervo das bibliotecas e a consulta online de títulos, fichas técnicas, trechos de livros e até de obras completas;
8. Possibilita ler e imprimir obras que estão em domínio público;
9. Promove a informatização e a modernização de sua biblioteca;
10. Programa free software: permite que o usuário personalize o programa de acordo com a sua necessidade;
11. Utilizado por mais de 2 mil bibliotecas no Brasil e em países lusófonos;
12. Atualizações permanentes e gratuitas.

Fonte : Esse texto foi retirado do site www.biblivre.org.br.

Módulo Requisição / Controle : funções disponíveis no software BIBLIVRE


No módulo Requisição / controle (disponível apenas para o usuário administrador), permite:
 1. Criar nova requisição de uma obra, através do preenchimento do formulário de cadastramento.
2. Localizar uma requisição feita anteriormente (busca pelo número da requisição, por requerente, data da requisição, autor da obra, título da obra). É possível também filtrar a busca pelas requisições pendentes, pelas atendidas ou ambas.
3.  Exclusão ou edição de requisição
4.  Visualização da requisição.
5.  Alteração na requisição


Módulo Pedido : funções disponíveis no software BIBLIVRE


O módulo Pedido (de acesso restrito ao admistrador) permite as seguintes funções:
 1. Criar um novo pedido
2. Visualizar o pedido.
3.Editar (inserir novas informações no pedido).
4. Cancelamento ou exclusão de pedidos
5. Busca : caso deseje procurar um pedido feito anteriormente, é possível fazer uma busca pelo número do fornecedor, cotação ou pedido. 
6. Recebimento do pedido: selecionar a caixa e marcar Pedido recebido e incluir os dados do recebimento. Neste momento, pode-se preencher os dados presentes na nota fiscal e a forma de pagamento.

Melhorias no software para o usuário

Com o intuito de aperfeiçoar a navegação, sugere-se algumas melhorias para o software BIBLIVRE

1. Substituir a tecla/campo “REPETIR” por “BUSCA AVANÇADA”.
2. Adicionar no módulo de busca, um campo de “INTERESSES” (assuntos de interesse para o usuário).
3. No uso do vocabulário controlado : ao se digitar o termo/palavra, alertar   primeiramente se é um termo autorizado ou não e indicar (você quis dizer....) ; e caso esteja correto, gerar automaticamente a partir do termo digitado; (abrindo em uma outra janela) os  termos específicos (TE), os termos usados (UP), os termos genéricos (TG), os termos associados e relacionados (VT, TA, TR) e todas as referências cadastradas no sistema.
 4. Criação de um perfil / conta para o usuário, que registre suas buscas feitas anteriormente; e gere listas ou indicações por e-mail de materiais novos ou obras com assuntos de seu interesse.
 5.Disponibilizar um módulo ou campo FALE COM O BIBLIOTECÁRIO, visando estreitar laços, possibilitando um diálogo (sugestões e reclamações, esclarecer dúvidas, sugestões de leituras).

19 de jun. de 2011

Representantes de Softwares na disciplina de Automação e Informação

Na disciplina de automação e informação, ministradas pelo Prof. Dr. José Eduardo Santarém Segundo, tivemos a oportunidade de conhecer 2 softwares para gestão de bibliotecas e unidades de informação :  o software Sophia, apresentado pela representante Patrícia, no dia 20/05/2011; e os softwares / produtos da Ex Libris (Aleph, Alephino, S.F.X., MetalLib, Verde, Digitool e Primo), mostrados por Luiz Carlos, no dia 27/05/2011.  (A título de curiosidade, o Aleph é o software utilizado atualmente na biblioteca central da USP). 
Ao longo desta semana, acompanhem nossas percepções e comentários acerca do Software Sophia e Aleph. Até mais!

O software como investimento estratégico para Unidades de Informação

Como futuros profissionais e enquanto gestores de bibliotecas ou unidades de informação nos caberá a responsabilidade  e a escolha de um software que atenda as necessidades de uma determinada organização ou instituição. 
Dentre os inúmeros softwares disponíveis no mercado é preciso : conhecer suas ferramentas; vantagens e desvantagens; relação custo-benefício; limitações; se há versões mais atualizadas; se acompanham as constantes mudanças ocorridas no mercado. 
Sendo assim, trata-se de uma decisão de caráter administrativo/gerencial, através de um diagnóstico, presente no planejamento estratégico. 
Um bom software deve facilitar os afazeres do bibliotecário, propiciar subsídios para uma gestão de qualidade e ser de fácil utilização e interface agradável para o usuário.

7 de jun. de 2011

O software e a interface com o usuário

A interface do software biblivre é de fácil navegação e de visual  agradável. O usuário encontra opções ou formas para realizar a sua busca. Em caso de dúvidas , pode  contar com a ajuda das perguntas frequentes ou consultar o manual disponível. Das formas de busca, podemos destacar:
1. A busca bibliográfica (tipo de material), por autor / titulo / assunto da obra / ano de publicação, etc. Através da opção da tecla REPETIR pode-se realizar uma busca mais detalhada ou refinada (uso de E, OU, NÃO).
2. Por vocabulário controlado : uso de termos ou palavras pré-determinadas, no momento que faço minha  busca (pela classe ou assunto; assuntos relacionados; assunto geral ou mais específico). Esta linguagem  é para é utilizada para comunicação entre bibliotecário / sistema / usuário, visando facilitar a recuperação das informações que preciso. 
3. Por autoridades, ou seja, pelo nome / sobrenome de autor (pessoa física), entidades coletivas (pessoa jurídica) e eventos. A organização é feita por ordem alfabética.

O software também permite imprimir a listagem de busca feita pelo usuário, o que proporciona economia de tempo, já que não é preciso copiar as informações das obras consultadas.

Módulo Aquisição : funções disponíveis no software BIBLIVRE

O módulo AQUISIÇÃO (de acesso restrito ao usuário adminstrativo / biblioteca ) permite a realizaçao das seguintes funções:
 1.Selecionar Fornecedores (se já cadastrado, fazer uma busca pelo Nome de fantasia, Razão social ou CNPJ)
2.Cadastrar novos fornecedores. (pode-se ou não salvar os dados ou registros)
3. Permite o cancelamento ou exclusão de fornecedores
4.Permite edição / correção de registro dos fornecedores
5.   Controle de fornecedores.
6.Indicar se o material foi adquirido por compra, permuta ou doação

5 de jun. de 2011

Definição de DSI

 “A Disseminação Seletiva de Informações (SDI) é um serviço que encaminha, periodicamente, uma relação de informações sobre a temática de interesse dos usuários cadastrados no serviço.” (SOUTO, 2006, p.60).

Administração do software : criação, perfil e tipo de acesso dos usuários

Existem duas categorias de usuário

1. Usuário, no software está identificado como leitor. Este tem seu cadastro feito pelo administrador, com dados pessoais e foto. Sua carteirinha pode ser feita e seu histórico e multas podem ser verificadas.

2. Administrador: tem acesso a todas as ferramentas e módulos do software, pode conceder permissões e acesso a outros leitores cadastrados, restringir/limitar ou ainda bloquear usuários.

4 de jun. de 2011

Os relatórios do software...

O Bilivre apresenta os seguintes tipos de relatórios...

Relatórios de Aquisição:
  • Relatórios de Pedidos de Aquisição e de Aquisição efetuados por período.

Sobre os módulos disponíveis no sistema

O software está dividido em módulos e apresenta a seguinte forma/configuração:

Para o usuário (disponíveis 2 módulos)
  • Busca: bibliográfica, autoridades, vocabulário (uso de tesauro), distribuída (em outras UI´s internacionais);
  • Ajuda: sobre o software, manual e perguntas freqüentes